Realização

Posted by at 08:33

A Cia. Burucutu de teatro de Araraquara nasceu há 11 anos com a proposta de promover montagens contemporâneas e inovadoras contribuindo para a formação de público teatral e resgate de obras literárias fundamentais.
Depois de se consolidar no cenário artístico nacional, agora a Cia dá vida à um Espaço Cultural que tem como objetivo o intercâmbio e a interferência do fazer artístico e juntamente com companhias e movimentos culturais, promover oficinas, debates, cursos, eventos, ensaios abertos e estudos em geral.

Partindo desse objetivo e da ideia de intercâmbio cultural, a Cia propõe uma programação variada para o espaço, que agregue os mais variados tipos de fazer artístico. Baseados nessa variedade de expressões e necessidade de troca de informações e divulgação do trabalho artístico local.

Além da necessidade de se possuir um espaço para ensaios e produção de material cênico, a Cia sentia a necessidade de reciclar ideias, aprimorar a sua atuação no mercado e dividir experiências com o público e envolvidos com a arte local. Viajando e conhecendo diversos tipos de movimentos culturais como mostras e  festivais, onde existe de forma efetiva a confluência entre os mais diversos.

Atualmente o Espaço Cultural conta com 3 eventos/projetos fixos mensais, sem fins lucrativos, que elucidam essa troca de experiência e contemplação do público local, a “Quinta de Segunda”,  sarau literário, o projeto “comVIVÊCIA”, que traz  workshops e apresentações de Cias de outras cidades e países, e o evento Motirõ, voltado para as artes audiovisuais.

Clique para ver as fotos do Espaço Cultural Cia Burucutu.
Conheça mais sobre o Espaço acessando o BLOG.



A partir de abril, Araraquara dispõe de uma nova escola para os interessados em desenvolver atividades culturais, com ênfase no teatro: o Quintal das Artes.

O espaço surge como a concretização dos planos de dois profissionais das artes cênicas: Babi Câmara e Tim Fabril. Formados pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, a dupla vem, ao longo de quase uma década, realizando projetos no teatro e na TV, junto a instituições e nomes importantes do interior paulista – como o produtor Noir Evangelista, do TPC – Teatro Popular de Comédia de Ribeirão Preto.

Araraquara surgiu como uma interessante opção para abrigar a escola graças a  crença que os empresários possuem de que a cidade pode tornar-se um novo polo cultural para a região. “Criar novos espaços culturais atende o crescimento da cidade e proporciona a todos os cidadãos acesso a cultura – e nesse caso específico, principalmente ao teatro”, afirma Tim Fabril.

Tendo como lema “Aqui, toda arte é permitida”, o Quintal Das Artes incentiva a prática de um teatro livre, através de cursos que pretendem atingir não apenas pessoas que tem interesse em seguir as artes cênicas como ofício, é também uma ótima ferramenta de comunicação, que auxilia na perda da timidez, diminuição do estresse, aumento da autoconfiança e, como consequência, também da autoestima.

Sobre os idealizadores

Babi Camara
Formada em Artes Cênicas (2007, Centro Universitário Barão de Mauá), atua no mercado há 10 anos como atriz. Trabalhou como professora na Escola de Teatro TPC em Ribeirão Preto de 2006 a 2013.  Diretora, roteirista e produtora de Teatro e TV, seu mais recente trabalho é Cremilda, personagem dos comerciais do título de capitalização Hipercap.

Tim Fabril
Formado em Artes Cênicas (2005, Centro Universitário Barão de Mauá), atua no mercado profissional há 8 anos. Trabalha como professor de teatro, produtor cultural e diretor, tendo como experiência trabalhos realizados em São Paulo, Sertãozinho, Novo Horizonte e Ribeirão Preto, sendo diretor e produtor na Escola de Teatro TPC. Seu mais recente projeto, o espetáculo “Líquido Amor e as Filhas de Donana” – onde Fabril comanda a direção - estreou em abril na Mostra TPC, também em Ribeirão Preto.

Clique para ver as fotos do Quintal das Artes.
© Pec 10' is powered by Blogger - Template designed by Stramaxon - Best SEO Template